Sobre o ATA

O ATA – Ambiente de Tecnologias Abertas foi criado pelo Banco do Brasil para pesquisa e desenvolvimento de Tecnologias Abertas.

A infraestrutura do ATA permite a produção de um portifólio sólido de softwares e soluções livres, ajudando na sustentabilidade das soluções e crescimento dessas tecnologias no Brasil. Para o Banco do Brasil servirá de apoio técnico, operacional e institucional para implantação de novos produtos livres, mantendo a Empresa em posição de liderança e ineditismo neste segmento e no de Automação Bancária.

O ATA trabalhará pela defesa da liberdade do conhecimento e pelo compartilhamento de informações, tornando o Banco do Brasil como um forte patrocinador das comunidades de software livre no Brasil, que poderão se beneficiar da infra-estrutura do Ambiente para o desenvolvimento de seus produtos e serviços.

A maior vocação do ATA, portanto, é oferecer oportunidades de negócios ao BB e seus parceiros, a partir da orquestração de parcerias com empresas, pares, usuários e as comunidades de software livre, cujos resultados se traduzem em redução de custos para o BB e mercado pela economia de escala e maior qualidade do produto final desenvolvido.

Missão

“Apoiar de forma irrestrita o desenvolvimento de Tecnologias Abertas, oferecer oportunidades de negócio ao BB e seus parceiros, reduzir o envio de Royalties para o exterior e aumentar disponibilidade de recursos para investimento em tecnologia nacional, gerando empregos, renda, e reafirmando o compromisso do BB e do Governo Federal com a sustentabilidade”.